Seria razoável para alguns, ouvir que todos os projetos atrasam em algum momento. Outros, ouvindo esta afirmação, se sentirão no mínimo indignados. O fato é que vários fatores podem contribuir para este atraso (ocorrência de riscos identificados ou não; desempenho de recursos; instabilidade nos requisitos; maturidade na estimativa de tempo e da gerência de projetos; entre outros…).

Neste momento, tenho o desejo de mostrar alguns passos que poderão ajudar a trazer o projeto para o tempo planejado, apesar de me sentir tentado em falar de outros assuntos que se relacionam de forma direta ou indiretamente ao assunto “ATRASO EM PROJETOS”, tais como: Histórico / Lições aprendidas; Qualidade do gerenciamento do projeto; Qualidade do produto; Nível de maturidade da organização; Planejamento; Gerenciamento de recursos humanos; Gerenciamento de custo.

Bom, o projeto está atrasado. E agora o que poderemos fazer?

Passo 1 – Identificação das causas do atraso

Acredito que antes de qualquer ação a ser tomada, é importante que o gerente do projeto identifique a causa do atraso. Só fazendo uma correta identificação da(s) causa(s), é que o gerente do projeto poderá realizar uma negociação de sucesso e tomar as decisões corretas para levar o projeto ao seu caminho original, atingir seus objetivos.

Passo 2 – Divisão do problema

Seguindo a regra básica da WBS (Work Breakdown Structure), ou simplesmente EAP (Estrutura Analítica do Projeto), dividir o problema em partes menores, tornando o problema mais controlável. Assim, o gerente terá uma visão melhor para a criação da estratégia de correção, ou seja, poderá mensurar melhor o problema, atribuir a um responsável, estimar melhor o tempo e o custo. Solucionar por partes – Dividir para conquistar. Esta é a estratégia!

Claro que o gerente não deve seguir apenas estes dois passos para solucionar o problema, mas percebo que são fundamentais para as demais ações, como por exemplo, “NEGOCIAR”, que nos remete a uma das principais habilidades do gerente do projeto que é a “COMUNICAÇÃO”.

About these ads