Hoje vou falar um pouco de uma ferramenta muito usada em gerenciamento de projetos. Muito usada, mas nem sempre desenvolvida de uma forma que realmente contribua à gerência, outras vezes, não recebendo a importância devida no planejamento do projeto.

Mas o que é uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP)?

Segundo o PMI, uma EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias.

A EAP é também conhecida como WBS (Work Breakdown Structure). É uma ferramenta que define e organiza o escopo do projeto, apóia as estimativas, auxilia na criação de cronogramas, … Normalmente é representado através de um gráfico ou através de uma lista, mas sem perder a idéia da hierarquia. Assim, a forma gráfica é considerada mais fácil para leitura, pois as pessoas estão mais familiarizadas com o formato de organograma.

Cada elemento da EAP representa um produto ou serviço que faz parte do projeto, e deve ser decomposto sucessivamente nos elementos necessários para criá-los. Sendo assim, o custo de um elemento, será o somatório de suas partes.

Os elementos da EAP são representados graficamente por retângulos que contem um rótulo descritivo.

Não podemos esquecer que cada pacote tem uma numeração de identificação, muito parecido com a numeração de contas em contabilidade. O primeiro nível é representado por “1″, o segundo nível “1.x” o terceiro nível por “1.x.x”. E assim sucessivamente… O último nível é chamado de pacote de trabalho e não deve chegar ao nível de atividade, ficando isso a ser representado apenas no cronograma.

Bom, nesta publicação a intenção é alinhar o conhecimento de todos os leitores, os menos experientes com os mais experientes. Para alguns, com certeza, uma boa oportunidade de relembrar os conceitos desta ferramenta. Nas próximas duas publicações, após todos estarem alinhados, entraremos efetivamente nas boas práticas para a criação de uma EAP de forma que contribua no planejamento de projetos.

About these ads