Dando continuidade ao assunto “Escritório de Projetos”, abordarei agora com maior detalhe, as diversas formas que ele se apresenta nas organizações, de acordo com seus principais objetivos e porte das organizações.

São eles:

  • Escritório de Projetos Funcional

O escritório de projetos funcional se apresenta específico para uma área ou divisão da organização. Tem como função principal o gerenciamento de recursos e seus possíveis compartilhamentos entre projetos e áreas da empresa, percebendo-se naturalmente em organizações não projetizadas, de estrutura funcional ou matricial fraca.

  • Escritório de Projetos Corporativo

Este modelo de escritório de projetos tem como principal função, sustentar a estratégia da organização, ou seja, de forma que todos os projetos estejam alinhados estrategicamente com o negócio da empresa.

  • Pool de Recursos

O escritório de projetos “Pool de Recursos” tem como principal foco os assuntos ligados diretamente à contratação, tais como: seleção, alocação, desenvolvimento e retenção desses profissionais no projeto.

  • Torre de Controle

O modelo Torre de Controle funciona como orientador e controlador dos gerentes e seus projetos, instruindo e guiando nos padrões definidos pela organização, fazendo trabalhos de auditoria, relacionados com a melhoria contínua dos processos de gerenciamento de projetos.

  • Estação Meteorológica

Este modelo normalmente é conhecido por sua simplicidade e suas funções básicas são de acompanhamento e reporte dos projetos para a alta administração e partes interessadas. Não exerce influência alguma sobre os projetos e responde perguntas tais como: Qual foi o progresso? Quanto já foi gasto? Quais os riscos e como serão tratados? Quais os principais problemas? Qual a previsão de gasto e término do projeto?

Diante de tantos modelos, qual a que minha organização deverá adotar? Podemos encontrar em alguns casos mais de um modelo na mesma organização e os critérios a serem analisados são muitos para essa tomada de decisão, mas temos uma pequena regra, onde nos dá uma base para iniciarmos a implementação de um escritório de projetos.

imagem_2007_0827.png

Neste caso, fica a critério da empresa, sua implantação e modelo a ser utilizado, levando em consideração seu porte e porte de seus projetos, tipo de negócio, estrutura organizacional. Esses fatores aliados ao poder de investimento da organização, mais a experiência do gerente do projeto “Implantação de um Escritório de Projetos” e ao bom planejamento, levarão ao sucesso, e poder colher os bons frutos de sua implantação.

About these ads