No gerenciamento de riscos em projetos uma das estratégias para minimizar os impactos dos riscos são as reservas de contingência.

A reserva de contingência serve para remediar o impacto dos resíduos dos riscos que ocorreram, ou seja, a contingência só será executada quando o risco ocorrer. Podemos perceber que a contingência normalmente é de caráter financeiro ou de tempo, as duas maiores restrições em projetos.

Após a identificação dos riscos, alguns destes poderão ser evitados, outros, apenas minimizados em seu impacto ou na sua probabilidade de ocorrência. Para isso, devemos partir de algumas premissas consideradas básicas:

  1. Todos os riscos do projeto deverão ser quantificados;

  2. Todos os riscos são evitáveis ou mitigáveis e qualquer resíduo deverá ser aceitável.

  3. A reserva de contingência deverá ser igual à soma dos valores esperados dos riscos residuais (resíduos aceitos);

  4. O custo de cada risco residual aceito deverá ser conhecido e fixado.

A partir destas premissas, teremos os riscos conhecidos e a estratégia de como iremos lidar com eles. Quanto maior a lista de riscos e quanto mais detalhado for o plano de resposta aos riscos, maior será a probabilidade de sucesso do projeto.

Claro que eventualmente, ocorrerão eventos que eram totalmente desconhecidos como riscos. Como poderemos lidar com estes imprevistos? Além dos riscos conhecidos, é usual incluir uma reserva de contingência distribuída ao longo do projeto para eventos desse tipo – Riscos Desconhecidos.

Aí fica outra pergunta. Mas quanto de reserva terei que incluir no projeto para os riscos desconhecidos? A resposta é simples, mas não sua estimativa. Neste caso, existem muitas variáveis que deverão ser avaliadas, tais como: Conhecimento e experiência no tipo e porte do projeto; Experiência na tecnologia usada e ferramentas; Experiência do gerente de projetos e equipe; conhecimento das categorias dos riscos (Risk Breakdown Structure). Apartir destas variáveis, poderemos ter ao menos uma lista de categorias de riscos, e suas possíveis reservas e o tempo que poderão ocorrer no projeto.