Apesar dos novos padrões (PMI Standards) ainda estarem em processo de ajustes, validações e de recebimento de sugestões. Algumas mudanças já podem ser percebidas em uma análise rápida da 4ª edição do PMBoK em comparação com a já consagrada 3ª versão de 2004.

Não há dúvidas que a cada nova versão, o objetivo é fazer com que os processos se tornem cada vez mais naturais para o dia-a-dia dos gerentes de projetos, sejam eles experientes ou não, mostrando também que o nível de maturidade tem aumentado e que cada vez mais profissionais participam deste processo de melhoria.

Abaixo, serão mostradas algumas dessas mudanças ou tendências para a nova versão do PMBoK:

  • Redução da quantidade de processos, onde antes, em sua 3ª versão, o PMBoK possuía 44 processos. A nova versão trará apenas 42 processos. Na verdade houve apenas 1 processo excluído, 1 processo incluído e 4 processos agrupados gerando apenas 2 novos processos;
  • Existe outra tendência dos processos estarem mais integrados à gestão de portifólio e programas, facilitando seu uso nos diversos níveis de maturidade em gerenciamento de projetos. Se torna claro que esta tendência refletirá naturalmente no padrão OPM3;

A lista abaixo, mostra as áreas de conhecimento que não sofreram alterações. São elas:

  • Tempo;
  • Custo;
  • Qualidade;
  • Recursos Humanos;
  • Risco.

As demais áreas de conhecimento que sofreram alguma mudança estão abaixo relacionadas:

  • Integração: Nesta área foi excluído o processo “Desenvolver a Declaração de Escopo Preliminar”;
  • Escopo: O processo “Planejamento de Escopo” foi substituído pelo processo “Coletar Requisitos”;
  • Comunicações: Foi inserido o processo “Identificação de Stakeholders”;
  • Aquisições: Nesta área de conhecimento, houve apenas junção de alguns processos, onde: Os processos “Planejar Compras e Aquisições” e “Planejar Contratações” foram consolidados no processo “Planejas as Aquisições”; e os processos “Solicitar Respostas de Fornecedores” e “Selecionar Fornecedores” foram consolidados no processo “Conduzir as Aquisições”.

 É importante lembrar que muitas alterações ainda poderão ser realizadas, pois as sugestões recebidas ainda serão analisadas pela equipe do PMI que está trabalhando neste projeto de atualização.