Apesar do valor que um Escritório de Projetos pode trazer para a organização, nem sempre pode-se visualizar este valor antes de sentir seus benefícios reais como resultados.

A criação e institucionalização de um escritório de projetos devem ser graduais para, tanto a escritório manter-se alinhado à cultura organizacional como a própria organização poder assimilar novos processos. É uma via de mão dupla, sem dúvida alguma.

Diante da dificuldade de se medir essas vantagens para a organização, antes mesmo de iniciar o projeto de criação do escritório de projetos, é importante vender a idéia para a alta direção e para toda a empresa, fazendo entender esses benefícios, as possíveis melhorias organizacionais e conseqüentemente o aumento da competitividade. A forma de ver o gerenciamento de projetos dentro da organização deve mudar de forma natural, mas com foco no todo, onde o gerenciamento de projetos por si só, não existirá mais, mas sim, o gerenciamento de todos os projetos de forma integrada, compartilhando os recursos de forma eficaz e eficiente.

A conscientização organizacional deverá ser iniciada muito antes da estruturação do escritório, e estar bastante alinhado não somente com a cultura, mas também com as estratégias e objetivos planejados a curto, médio e longo prazo.

Para se obter os benefícios reais do gerenciamento de projetos através do escritório de projetos, a organização deverá manter o foco na melhoria contínua dos processos (aumento de maturidade), de forma a atingir o gerenciamento do portfólio de seus projetos.