Apesar de tantas pesquisas mostrarem que o nível de maturidade em gerenciamento de projetos, dos profissionais e organizações, está crescendo de forma acelerada, ainda vemos alguns paradigmas resistentes ao longo dos anos.

Diante disto, os professores doutores Aaron Shenhar, Ph.D e Dov Dvir, Ph.D, identificaram em seu livro “Reinventing Project Management” alguns mitos mais freqüentes no gerenciamento de projetos. Apesar de ter lido apenas o artigo publicado no site do PMI, achei muito interessante compartilhar com toda a comunidade.

São eles:

Mito 1: Projetos são bem sucedidos quando atingem seus objetivos de tempo, orçamento e requisito (escopo).

Realidade: Projeto bem sucedido deve ser medido baseado em resultados diferentes além dos três tradicionalmente – tempo, orçamento e escopo. Em vez disso, eles acham que cinco outros devem tomar a atenção: eficiência (atingir os objetivos de tempo e orçamento); satisfação dos clientes; satisfação da equipe; sucesso organizacional e dos negócios; e potencial de crescimento futuro.

Mito 2: Um bom planejamento cria bons projetos.

Realidade: “Em qualquer projeto que você não pode – planejar tudo com  muita antecedência, porque muitas mudanças acontecem”, diz o Dr. Shenhar. Os gestores de projetos devem olhar para diferentes níveis de planejamento, a partir de um plano diretor para seis semanas para uma equipe.

Mito 3: Projects can be handled using a one-size-fits-all management approach.

Realidade: Muitas vezes é difícil de classificar as estratégias de gestão entre os diferentes tipos de projetos. Reinventar compartilha uma abordagem diamante classificando projetos de acordo com quatro grandes dimensões – novidade, tecnologia, complexidade e ritmo.

Mito 4: O gerente de projetos recebe o trabalho feito, e outra pessoa se preocupa com os objetivos do negócio.

Realidade: Os gerentes de projetos devem entender as implicações de negócio dos projetos que eles gerenciam. “Assim como um CEO é responsável pelos negócios da empresa, o gerente de projetos é responsável pelo projeto trazendo resultados nos negócios,” diz o Dr. Shenhar.

Para ler o artigo original e complete, acesse o link: http://www.pmi.org/Pages/Myth_vs_Reality.aspx, ou para quem se interessar em ler o livro, abaixo inclui a referência.

Title: Reinventing Project Management: The Diamond Approach to Successful Growth and Innovation

Author: Aaron Shenhar & Dov Dvir

PMI Store: http://www.pmi.org/Marketplace/Pages/ProductDetail.aspx?GMProduct=00101024501&iss=1